Internet hoje

Cientistas dos EUA buscam parte de foguete em SP

Posted on: 5 Março, 2009

Representantes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos, a 97 km da capital, devolveram nesta quinta-feira (5) ao governo americano uma peça de foguete. O objeto caiu no interior de Goiás há um ano e é avaliado em R$ 500 milhões.

O tanque de nitrogênio fazia parte de um veículo lançador de satélite dos Estados Unidos. A peça do foguete foi entregue por representantes do Inpe ao governo americano como cumprimento de um tratado internacional de resgate de astronautas e de objetos lançados ao espaço.

O lançamento do foguete foi em 2007, mas o tanque só caiu em março de 2008 em uma fazenda no interior do estado de Goiás. Na época, o objeto, ainda não identificado, provocou curiosidade. Ele foi levado ao CPTEC/INPE, de Cachoeira Paulista, a 212 km da capital, onde ficou até a solicitação da entrega.

Quando chegar aos Estados Unidos, a peça ainda será objeto de estudos. Os cientistas americanos querem saber por que ela não desintegrou quando entrou na atmosfera.

O tratado internacional de resgate de astronautas e objetos lançados no espaço já existe há 40 anos. O tanque de nitrogênio devolvido aos Estados Unidos corresponde a 10% do peso do foguete.G1

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Ultimas not�cias

tt

dd

%d bloggers like this: